Pesquisar neste blog

Livros

O Parque dos Dinossauros

O Parque dos Dinossauros (originalmente, Jurassic Park) é um livro de ficção científica escrito por Michael Crichton e publicado em 1990. A trama usa a teoria do caos e suas implicações filosóficas para explicar o colapso de um parque temático povoado por dinossauros recriados através de engenharia genética.

Em 1993, Steven Spielberg, junto de Crichton e David Koeep, adaptaram o livro para os cinemas em Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros. Na época, o filme obteve a maior bilheteria da história do cinema, venceu três Oscars, e 19 vitórias e 15 indicações para outros prêmios. Em 1995, foi lançada a sequência do livro, intitulada de Mundo Perdido. Esta sequência também foi adaptada para os cinemas. Este filme e o terceiro, dirigido por Joe Johnston, atraíram vários elementos, temas e cenas de ambos os livros.

Resumo
Na Isla Nublar, uma pequena ilha ao largo da costa da Costa Rica, o bilionário John Hammond conseguiu o que todos pensavam que era impossível, recriar dinossauros geneticamente. Hammond decide rentabilizar o seu projeto através da criação de uma reserva biológica: o Jurassic Park.

Após cinco anos de esforços para desenvolver este parque, seus investidores perderam confiança, muitos trabalhadores morreram, e eventos inexplicáveis ​​que ocorrem no continente estão relacionados com a sua ilha. Por causa disso, John deve fazer uso de renomados cientistas que endossam seu projeto. Assim os investidores irão aprovar o parque. Portanto John busca o paleontólogo Alan Grant, a paleobotânica Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm para visitar o parque. O grupo de cientistas, descobrem com surpresa a fauna que compõe o Parque Jurássico e viram, que com uma única gota de sangue de dinossauro extraído de um mosquito preservado em âmbar, é possível criar este "paraíso" pré-histórico.

Logo do livro "Jurassic Park" criado por H.Z. Tomass
Nesse clima mágico, só Ian Malcolm parece ter os pés no chão, mesmo antes de visitar o parque, ele entende que a ilha está errado (as curvas que representam a população de animais parece estranho para ele, mas ninguém presta atenção).Quando começam a visitar o parque, o pequeno grupo é acompanhado por duas crianças pequenas netas de Hammond, Lex e Tim Murphy, Ed Regis orienta eles no Jurassic Park. Os visitantes são levados em Land Cruisers e começam a sua jornada na selva onde, se não houvesse cercas elétricas, podiam acreditar que aquele é o período Cretáceo. Enquanto isso, o computador de Dennis Nedry se prepara para uma sabotagem contra o Jurassic park: ele corta o circuito para roubar embriões de dinossauros valiosos. Mas Dennis foi parado em seu caminho de volta por um Dilofossauro que escapou por causa da queda de energia. O animal devora Dennis, causando a perda de embriões. Mas o tempo passa e os veículos de visitantes pararam diante do gabinete do T-Rex. Sem fornecimento de eletricidade, um Tiranossauro escapa e ataca os carros... O que se segue é uma série de aventuras onde os heróis vão entender que não é a ilha que está ameaçada, o continente também está... Bem-vindos ao mundo de animais extintos que voltaram a vida, bem-vindos ao Jurassic Park...

Clique aqui para baixar o livro

Mundo Perdido

Mundo Perdido (originalmente, The Lost World) é um livro de ficção científica escrito por Michael Crichton e publicado em 1995. É a sequência do sucesso Jurassic Park. O livro se passa na "Isla Sorna", uma outra ilha na qual a InGen produzia os dinossauros antes de levá-los à "Ilha Nublar" (local onde se passa o primeiro livro). Para lá, Richard Levine, junto de Jack Thorne, Eddie Carr e Ian Malcolm, organizam uma expedição.

Em 1997, Steven Spielberg, junto de David Koeep, adaptou o livro para os cinemas em O Mundo Perdido: Jurassic Park. Apesar de ter sido dito que o livro foi o material-base para o filme, pouquíssimos elementos do romance foram usados no longa. O terceiro filme, dirigido por Joe Johnston, também atraíu alguns elementos deste livro.

Resumo
Seis anos se passaram desde os eventos catastróficos que puseram fim ao sonho milionário de John Hammond e da InGen, seis anos desde que a Ilha Nublar em que o Parque dos Dinossauros fora construído foi esvaziada, as instalações e os dinossauros eliminados, ou pelo menos era o que se achava… Afinal, misteriosos animais têm sido encontrados mortos nas regiões costeiras da Costa Rica. O governo faz de tudo para impedir que informações sobre o assunto vazem. Donos de empresas de biotecnologia estão interessados. Em meio a tantos boatos um paleontólogo destemido (na verdade meio inconsequente), Richard Levine, decide averiguar essa história mais a fundo. Ele quer empreender uma busca pelo “Mundo Perdido”, ir em busca por dinossauros vivos, e quer contar com a ajuda do Professor Ian Malcolm. Lembram dele? Ele estava presente durante aqueles acontecimentos derradeiros, ele e seu otimismo sempre presente. Que segredos as florestas costa-riquenhas escondem? Qual a herança deixada pela InGen?
Com diálogos sarcásticos, por parte de Ian é claro além de várias discussões sobre assuntos científicos, 
o livro é um prato cheio para quem curte ficção científica de qualidade, aquela recheada de fatos científicos 
e muita ação e aventura. 

Mapa da Isla Sorna do livro "Mundo Perdido"
Saímos de Ilha Nublar, agora o nosso ponto de encontro é o Sítio B na Ilha Sorna, um local não menos imponente do que a primeira ilha e que esconde inúmeras surpresas. O que Hammond fazia no Sítio B? Qual era o papel que o Sítio B representava para o antigo Parque dos Dinossauros? O que há de errado com o local? Para aqueles que como eu eram fissurados nos filmes quando criança, recomendo fortemente a leitura, Crichton encerra com maestria os eventos iniciados no Parque dos Dinossauros.

Clique aqui para baixar o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...