Pesquisar neste blog

sábado, 11 de janeiro de 2014

Tiranossauro Rex



Dados do dinossauro:
Nome científico: Tyrannosaurus Rex
Época: Cretáceo, entre 67 a 65 milhões de anos atrás
Local: América do Norte: Canadá e EUA; Ásia e China
Peso: Até 7,2 toneladas
Tamanho: De 12 a 14 M de comprimento e 5 M de altura
Alimentação: Carnívora

O Tiranossauro cujo nome significa "lagarto tirano rei", foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje, perdendo apenas para o Carcharodontossauro, seu parente, possivelmente mais agressivo, pois alguns cientistas acreditam que o Tiranossauro era um carniceiro, assim como os atuais urubus.

Seus dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a agarrar melhor suas presas. Como o tubarão, uma vez que o Tiranossauro abocanhava suas vítima, para escapar de seus dentes curvos era necessário entrar mais fundo em sua boca.

Possuía cerca de cinquenta dentes afiadíssimos de até 20 cm, uma perfeita máquina de fatiar carne. Suas vítimas prediletas eram os hadrossauros e os ceratopsídeos.

O Tiranossauro andava sobre duas pernas, que eram forte o suficiente para sustentar o grande corpo e movimenta-lo à uma velocidade de até 48 km/h. Cade pé possuía garras fortíssimas. Três desses dedos eram de apoio e um nem tocava o chão.

Os braços minúsculos, com apenas dois dedos cada chegavam a ser até meio ridículos se comparados ao tamanho desse animal. Não se sabe ao certo para que o Tiranossauro usava esses braços; se para se apoiar ou para agarrar as presas.

O achado de um crânio danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas entre os Tiranossauros, por comida e pelo direito de se acasalar. Viveu durante o período Cretáceo entre 67 à 65 e pertencia ao grupo denominado de terópodes.


Inicialmente ele foi chamado de Dynamosaurus imperiosus, mas logo recebeu um nome mais apropriado.

Esse magnífico e assustador animal que foi descoberto no Oeste Americano, tinha a cabeça gigantesca, cerca de 1,20 metros comprimento e suas mandíbulas eram tão grandes que podiam devorar um ser humano inteiro e exercer um pressão enorme.

Isso também é uma das características que contestam os hábitos do Tiranossauro como sendo um necrófago.

Na franquia Jurassic Park

O Tiranossauro é um dos dinossauros mais populares da franquia Jurassic Park. Sendo o principal super-predador dos livros e dos dois primeiros filmes da saga, ele aparece em Jurassic Park 3, mas apenas em uma cena onde combate um Espinossauro. Ele aparece em todos os jogos da franquia, principalmente como um chefe. Tiranossauros também são destaque em todas as linhas de brinquedos do Jurassic Park.

Representação

Nota: Este artigo trata da criatura como visto na franquia Jurassic Park, e pode ter algumas informações que não correspondem ao que está disponível no dinossauro real.

Descrição e Estatística
O Tiranossauro Rex é descrito como sendo capaz de correr a 51 quilômetros por hora por John Hammond.

Em medida de tamanho, a fêmea adulta vista no primeiro filme mede 12 metros de comprimento e de 4 a 5 metros de altura, tornando-se um dos maiores predadores que apareceu na trilogia Jurassic Park . O macho sub-adulto que apareceu no terceiro filme foi listado com 11 metros de comprimento e apenas 3 metros de altura no quadril (erroneamente medindo 4 metros no topo do crânio, que não é uma medida certa). O filhote que apareceu no segundo filme não parecia ter mais que 1 metros de altura e apenas 2 metros de comprimento.


Eles exibem algum dimorfismo sexual. Os machos têm sulcos lacrimais mais proeminentes do que as fêmeas.Os machos também têm uma tendência a ter uma rosto mais desgastado (possivelmente devido a batalhas por território com outro T-rex e outros predadores). As fêmeas tem a cor marrom diferente dos machos, e são um pouco maiores. Os machos são um pouco menores do que as fêmeas, e são da cor verde. Eles também têm uma grande bolsa de garganta que as fêmeas parecem não ter. Os machos são geralmente verdes (o T-rex macho em O Mundo Perdido: Jurassic Park e o Macho sub-adulto em Jurassic Park 3), enquanto as fêmeas são da cor marrom, (T-rex fêmea em Jurassic Park , e a fêmea T-rex em O Mundo Perdido: Jurassic Park.)

Visão
Dr. Alan Grant afirma que a visão do Tiranossauro Rex é baseada em movimento, por isso, se você não se mover o animal não vai vê-lo. Alan Grant usa esse conhecimento para escapar do T-rex, tanto no primeiro e terceiro filme.

Mas, como afirma (no segundo livro) pelo Dr. Richard Levine , isso é muito improvável porque muitos animais congelam ou se fingem de morto quando estão com medo. Se o Tiranossauro não era capaz de ver criaturas se elas não se movessem, ele perderia a maior parte de sua presa. Richard Levine explica os casos anteriores em que as pessoas escaparam do Tiranossauro Rex, congelando com: "a única razão para ele não comê-lo é se ele não estava com fome."


A teoria de Dr. Alan Grant apoia que o Tiranossauro não pode ser capaz de vê-lo, para se compensar, o T-rex dá um rugido alto para assustar sua presa a revelar a sua posição, fugindo. O Tiranossauro Rex pode então fazer a matança. Apoiando a teoria de Levine, em Jurassic Park, quando o T-rex escapa de sua cerca, come Donald Gennaro que pode ter satisfeito sua fome. Isso pode ter acontecido porque, em vez de o Tiranossauro comer Alan Grant, ele só deu um rugido para assustá-lo para fora de seu território. Desta forma, a ameaça para o seu território foi eliminada.

No segundo livro, Michael Crichton assume a culpa da teoria errada, que Tiranossauros tinham uma visão baseada em movimento, diferente da teoria do Dr. Alan Grant. Afirma-se que o paleontólogo John Roxton escreveu um artigo no qual afirmou que o cérebro do Tiranossauro Rex era muito semelhante ao de rãs. Portanto, Dr. Roxton concluiu que a visão do T-Rex se baseia em movimento. Alan Grant e também o biólogo George Baselton não tinham experiência em anatomia cerebral e aceitou as conclusões do artigo.

É possível que, uma vez que ele era um predador com visão binocular, o Tiranossauro tinha dificuldade em ver a presa parada no escuro, embora isso seja uma teoria duvidosa. Dr. Grant sugeriu que deve ser aplicada a tática de não se mexer. Na Isla Sorna, quando Donald tropeçou em um Tiranossauro Rex em plena luz do dia. O T-Rex matou Gennaro porque ele enquanto estava no mesmo lugar, estava visivelmente tremendo e movendo seus braços, portanto revelando sua posição para o T-rex . Algumas partes do Gennaro foram encontrados quando Malcolm foi descoberto. Em Jurassic Park 3, os personagens da história correram de um Tiranossauro devorando sua presa (é um Parassaurolofo, de acordo com um comentário sobre os efeitos especiais). O T-rex, em seguida, dá um rugido assustando o grupo para fugir. O Tiranossauro então persegue o grupo. E isto ironicamente pode suportar ambos os lados da teoria. O Tiranossauro Rex pode não ter sido capaz de ver o grupo, assim que os assustou e eles correram ele pode encontrá-los ou ele pode não ter estado com fome de comer a sua presa, por isso só queria assustar o grupo afastado-os com o rugindo e perseguindo-os para longe . Apoiando isto e o fato de que no livro Jurassic Park e no filme, o Tiranossauro empurra um jipe longe de seu território e cessa a busca, apesar do fato de que ela poderia facilmente ter destruído o jipe.

Caça
Tiranossauros foram retratados como predadores e por isso, passou muito tempo seguindo trilhas de caça. Eles pareciam preferir emboscar as presas, isso acontecia possivelmente por causa de sua visão sensível ao movimento, que já foi provado ser falso. Pois a maioria dos animais não se mexem quando estão com medo, e o Tiranossauro perderia quase todas as vezes a sua presa.


Na realidade o T-rex tem uma excelente visão binocular, eles não caçam presas aleatórias e são menos propensos a atacar quando não estiverem com fome.

Instinto paternal
No livro Mundo Perdido e no filme O Mundo Perdido: Jurassic Park , o Tiranossauro é mostrado como sendo um pai protetor. Tiranossauros são mostrados para ficarem juntos durante o acasalamento, e ambos os pais permanecem com seus filhos durante o seu crescimento, exibindo parentalidade e instinto de proteção, indo a extremos para garantir a segurança de uma criança. Tiranossauros são territoriais por natureza, e tentarão afastar qualquer coisa que possa ser considerado perigoso. Eles são conhecidos por serem pais protetores em ambos os sexos masculino e feminino, mantendo-se perto de guarda sobre os filhotes e trazendo a eles alimentos para uma questão considerável de meses. Eles vão defender ferozmente seus filhos durante esta fase de predadores, e os pais podem viajar muito a fora dos seus territórios para encontrá-los se eles se perdem. Como a maioria dos predadores, eles presumivelmente ensinavam os filhotes a caçar uma vez que chegasse a sua idade de caça.


Embora nenhum ninho de T-rex foi encontrado no mundo real, os parentes vivos de Tiranossauros (aves e crocodilianos) protegem seus ninhos e cuida de seus filhotes. Da mesma forma, há evidências de ninhos de pequenos predadores e de vários herbívoros deixando evidente que muitos dinossauros eram bons pais. Então, a explicação mais simples no momento é que, o mais assustador que possa ter sido, o Tiranossauro Rex provavelmente cuidava de seus ovos e filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...