Pesquisar neste blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Carnotauro

Fã arte do brasileiro Paulo Márcio Esper, inspirado no livro The Lost World.

Dados do dinossauro:
Nome Cientifico: Carnotaurus sastrei
Época: Cretáceo, há 95 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Argentina e América do Norte
Peso: até 1 tonelada
Tamanho: até 9.0 m de comprimento e 3 m de altura
Alimentação: Carnívora


O carnotauro (Carnotaurus sastrei, do latim "touro carnívoro") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Sul.

O carnotauro foi um grande predador, media em torno de 9.0 metros de comprimento e pesava em torno de 1 tonelada. Foi descoberto em 1985 pelo paleontólogo José Bonaparte em Chubut, na Argentina.

Várias características do carnotauro chamam a atenção dos cientistas. Embora fosse carnívoro, foi observado nele uma características comum apenas em herbívoros, a presença de pequenos chifres, acredita-se que eles eram usados em lutas com indivíduos da mesma espécie, já que são pequenos demais para serem usados na caça. Outras características impressionantes eram os pequenos olhos apontados para a frente e os ossos da coluna com projeções em forma de asa. O focinho maciço sugere orgãos olfativos grandes e olfato apurado.

A região em que o carnotauro foi encontrado era habitada por um dinossauro herbívoro surópodo chamado chubutissauro, cerca de três vezes menor em comprimento. Acredita-se que o chubutissuro fosse a principal presa do carnotauro.

Alvaro Rozalen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...